quinta-feira, 1 de julho de 2010

Filmes e Feminismo

Continuo consumindo mais filmes do que livros. Semana passada li Insônia, do Graciliano. Mas prefiro não comentá-lo porque no mestrado devo focar no Graça, daí não devo gastar minhas idéias aqui.
Se você ainda não assitiu a nova versão de Alice no país das maravilhas, então não perca seu tempo com essa porcaria. Que arrependimento, eu não pretendia ver, assisti por causa da minha irmã. Não tem enrredo, não chega a ser uma possibilidade de versão e nem tão pouco chega a ser outra história de Alice. É fraco mesmo. Acho que nem as crianças vão gostar. Como diria o clichê, Lewis Carroll deve ter se revirado no túmulo. Todo mundo já criticou, mas eu quis contribuir.
Vamos aos filmes legais que assisti esses tempos. Amor sem escalas é ótimo, surpreendente, como comédia romântica é claro. Mais fino eu assisti O garoto, de Charles Chaplin, sublime.
Mas o que realmente me arrebatou foi Sex and the City 2! Que cenários! Que figurinos! E com os temas mais importantes na vida das mulheres contemporâneas!
Vi críticas masculinas negativas. Mas é como naquela música da Vanessa da Mata "os homens odeiam, as mulheres adoram". O enrredo é forte sim. Feminista, seja na América, seja no Oriente Médio, mostra como os homens sempre tentam reprimir a voz da mulher. E é irreverente como sempre foi a série. Mostra homens bonitos como pouca roupa (pra variar né, as mulheres estão fartas desses filmes machistas que só têm mulheres peladas, aff). Esse filme é um alívio, é uma benção. Realmente, como os homens poderiam gostar se tem até um casamento gay nas primeiras cenas?
É um filme maravilhoso que faz jus a toda a série e conseguiu ser melhor que o primeiro filme. Quando você sai do cinema tem a sensação de que teve um orgasmo múltiplo de 2 horas e meia de duração. É a forma mais eloquente de descrever o clima. Recarregou minhas baterias, me sinto cheia de energia pra tudo. É uma experiência tão pessoal e mística, rs.
Depois que eu rever o filme umas três vezes eu vou escrever uma crítica detalhada e com mais conteúdo. Agora quero só delirar mesmo.

Nenhum comentário: